Notícias

Calendário Escolar 2020-2021 

Montepio

 

Ver mais aqui

Próximo ano lectivo vai ser mais longo e com menos férias

03-07-2020 | Público | Andreia Sanches e Samuel Silva

Pausa da Páscoa será encurtada e aulas prolongam-se até ao final de Junho no 1.º e 2.º ciclos. Alunos do 3.º. 6.º e 9.º anos vão participar num estudo nacional por amostra para avaliar o impacto do ensino à distância nas aprendizagens dos alunos.

O próximo ano lectivo vai ter mais dias de aulas, anunciou nesta sexta-feira o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. O objectivo é dar tempo às escolas para recuperarem as aprendizagens que possam ter sido prejudicadas pela suspensão das actividades presenciais nos últimos quatro meses, devido à pandemia.

As férias que habitualmente acontecem por alturas da Páscoa, no final do 2.º período, serão mais curtas. Começam a 24 de Março e a 6 de Abril os estudantes já estarão de volta às escolas. Ou seja, serão apenas sete dias úteis de pausa. Além disso, o ano lectivo será prolongado, com excepção dos anos em que há exames nacionais.

No caso dos anos em que existem provas nacionais – 9.º, 11.º e 12.º anos – as aulas terminam a 9 de Junho, de modo a que não haja adiamentos no habitual calendário de exames. O 3.º período terminará a 30 de Junho para os alunos do 1.º e 2.º ciclos, bem como para as crianças da educação pré-escolar. Duas semanas antes, terminam as aulas para os estudantes do 7.º, 8.º e 10.º anos. Como já tinha sido anunciado, o próximo ano lectivo arranca entre 14 e 17 de Setembro para todos os níveis de ensino.

ver mais

"Temos que assumir que a escola terminou em março", alerta Eduardo Sá 

25-06-2020  |  DN/Lusa

O ano letivo terminou em março, para algumas crianças que não conseguiram acompanhar o ensino à distância, alertou o psicólogo Eduardo Sá, admitindo recear que se esteja a fazer uma "leitura demasiado positiva" do 3.º período.

"Acho que se nós tivermos humildade e bom senso e se pensarmos em todas as crianças, por mais que isso nos doa no coração, temos que assumir que a escola de certa forma terminou em março, ao contrário daquilo que nós queríamos", disse em entrevista à Lusa.

Ao longo dos últimos três meses, várias vozes alertaram para o aprofundar de desigualdades entre alunos, no âmbito do ensino à distância, já que muitas famílias não tinham condições para assegurar a continuidade das atividades 'online', e Eduardo Sá acompanha essa preocupação.

"No entanto, nós queremos que a escola seja, de facto, o grande motor de igualdade de oportunidades", afirma.

O psicólogo disse que o tempo perdido pode ser recuperado, mas avisou que o 1.º período do próximo ano terá de ser gerido com bom senso e envolvendo a colaboração de toda a comunidade educativa, de forma a esbater as diferenças acentuadas com que as crianças vão regressar à escola.

ver mais

Calendário

 

Julho

6/7   Exame Português

9/7   Exame F.Q

15/7 Exame Mat.

17/7 Exame Biologia/Geologia

Agosto

1-31/8   Plus Academy está aberta para apoio aos alunos que vão à 2ª fase dos Exames Nacionais

Setembro

1/9  Exame F.Q

2/9  Exame Português

3/9  Exame Biologia/Geologia

4/9  Exame Matemática

© 2020 por PLUS ACADEMY.                                     Política de Privacidade  |  Termos de Utilização

(NOTA: Não compatível com versões Safari anteriores a 11.)

  • w-facebook